Somos mochileiros da vida


Aprendendo enxergar o processo da vida com mais leveza   

man in black and white striped shirt standing near body of water during daytime O título pensei antes desacelerando em 3, 2 e 1, mas aí tudo modificou ao longo do processo da escrita e está tudo bem, é uma pequena observação, parece com a chegada de final tudo fica mais corrido e é um pouco difícil com que desaceleramos, pois estamos nesse ritmo tão agitado e apreensivo para finalizar tudo em nossa volta, que acabamos não olhando ou nem dando tão foco assim para nós. 

Parece meio absurdo lendo isso no momento, mas é a verdade, às vezes negligenciamos até o básico para nós, mas aí deixo esse sinal de alerta para perceber isso, de perceber o que esteja negligenciamos para você, será que é um descanso? Será que é algo que você gosta e não está fazendo mais? 
Não tem como para onde correr sem que refletimos nessa vida, ainda bem que podemos nos questionar, pois, faz com que despertamos de alguma maneira em nossa vida, mas aí que está não podemos ficar apenas na nossa análise, é necessário que impulsionamos através de ações.

woman in black shirt sitting on beach during sunset
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/Va5EuC1igqk by:Edgar Hernández 

Nesse último mês do ano, parece até ser meio surreal, ainda mais que vemos enfrentando alguns anos difíceis, particularmente este ano foi o que mais aprendi, se eu fosse levar uma palavra para representar o meu ano seria: processo.  

E para você qual para palavra poderia representar o seu ano e principalmente o que você passou durante dele?

silhouette of woman standing near body of water during sunset
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/7bTGyQ1aJwI by: franco alva

Último mês acaba vindo um misto de sentimentos, é muito comum de passar uma mini retrospectiva pela nossa mente de todos os momentos que passamos desse ano desde dos mais alegres, felizes, divertidos até aqueles que nos trouxeram sofrimento e dificuldades. 

Por isso o quão importante é de sabermos respeitar o nosso processo e vivê-lo conforme estamos passando por ele, por mais que às vezes queremos correr contra ele, mas é necessário que passamos para sairmos transformados nessa caminhada da vida.

A vida nos ensina que não existe processo sem dor em algum momento passaremos por alguma adversidade, mesmo diante delas podemos sair modificados desse processo, é como estar em cima de uma montanha depois de escalar aquela vista tão aguarda e esperada, quando passamos por esse processo podemos compreender e entender o porquê que tivemos de passar por aquilo, gosto muito dessa frase ela faz total sentido, ela diz: a vida tem os seus mistérios e não cabe a nós desvendá-los. 

person in white top looking on the sky
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/iNM0g_TwbZ8 by: frank mckenna

Que este ano possa olhar com outra perspectiva, por mais que passamos por coisas difíceis, devemos colocar na balança da vida momentos bons e significativos para nós. Não é nada fácil, mas com o tempo conseguimos ressignificar e dar um novo sentido para aquilo. 

Quero te dizer não queira anular o momento que passou, pois, ele faz parte de quem você é hoje, por mais que nós não percebemos isso de imediato, tudo leva tempo para compreender e digerir o que passamos. 

Às vezes o que faltava era um pouco mais de compreensão nossa conosco mesmo, de nos perceber e olhar mais para esse processo, invés de tentar colocar um tampão ou curativo na tentativa de esquecer, apagar e seguir em frente, mas aí que está uma hora a ferida infecciona, que possamos não esperar essas feridas infeccionar para nos olhar, que possamos nos olhar e cuidar de nossa pessoa com carinho, observando a nossa história com mais compaixão. 

woman standing on mountain near body of water
Imagem retirada:  https://unsplash.com/photos/Sq8rpq2KB7U by: Killian Pham

Se imagine em cima de uma montanha vislumbrando aquela vista, veja o quanto que passou para chegar até aqui, olhe para mochila como uma bagagem que foi acumulando ao longo deste ano, tire desta mochila pequenos ensinamos que levará com você no próximo ano, abrace sua pessoa por ter passado por esta jornada com tantos aprendizados que ficaram guardados aí dentro de você, libera-os para fora, permita-se desenrolar esse nó que tinha ficado preso dentro de si, libere! 

Portanto, que possamos fazer essa mini retrospectiva de nosso ano, olhando para tudo aquilo que vivenciamos e iremos viver até o final, que possamos nos olhar e compreender mais de nós ao longo dessa trajetória, não anulando aquilo que passamos, mas reescrevendo dando um novo sentido para nós, que possamos reconhecer o processo da vida diante de nossos olhos.

Lembre-se: somos mochileiros da vida enchendo nossas mochilas de aprendizados que serão vivenciados através do processo da vida. 

person standing in front of trees
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/aebPbwAWjDs by: Andrew Neel 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem