Os espinhos da vida

 

Vivo o processo, logo permito sentir   

 grayscale photo of person sits on bench surrounded by leafless treees

Hoje trago uma reflexão acerca da rosa e seus espinhos, mas buscando fazer uma analogia com a realidade em que vivemos, assim como a rosa tem os seus espinhos, nós também os nossos espinhos. 

Esses espinhos são uma forma de nos proteger diante algum sofrimento, porém é necessário olharmos para aquilo que traz sofrimento em nós, o que acontece muitas das vezes é que evitamos olhar para aquilo que nos traz sofrimento e dor, não queremos encarar, apenas continuar perseguindo com a vida normalmente. 

Quanto mais evitarmos olharmos para esses espinhos, mais eles vão surgindo e construindo uma muralha em nós, não é nada fácil entrar em contato com aquilo que nos traz dor.

pink rose
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/P3IJy9JMsiU by:Sharon McCutcheon

A vida é um eterno processo que iremos passar, a cada nova etapa que nomeamos como superada, entramos em mais processo e assim sucessivamente, pois já faz parte da nossa vida: o processo. 

Somos construtores da nossa própria história, ao longo da nossa jornada iremos transbordar na vida do outro aquilo que está dentro de nós, não iremos oferecer aquilo que não temos para outro, reflita se você está sendo rosas ou espinhos na sua vida, ou na vida do outro? De que maneira está sendo impactado por você e pelo outro? 

Nomeie esses espinhos da sua vida, será que é o passado vindo à tona no presente? Será que a ansiedade para o futuro? Será que é a preocupação do presente? 
Quais são esses espinhos que estão criando em sua volta ao ponto de não conseguir enxergar?

person holding glass wall
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/34Tzc5f1qbA by:Nijwam Swargiary

É importante salientar que esses espinhos fazem parte na nossa história, de tudo aquilo que já vivenciamos, não queira arrancar os espinhos, eles são uma marca registrada desse processo que tanto nos marcou ao longo da vida. 
Consegue recordar de todos os momentos que te marcaram e já passou pela sua mente que não conseguiria passar por tudo isso? 

Não sei como está sendo a sua história de vida no momento ou que esteja passando, só você sabe dizer e sentir o que esteja acontecendo na sua vida, mas quero te dizer algo, nenhum momento pode te definir, por mais que não entenda agora, no seu próprio processo compreenderá. 

woman standing on mountain near body of water
Imagem retirada:https://unsplash.com/photos/Sq8rpq2KB7U by:Killian Pham

O processo nos marca de tantas formas, fazendo com que fique ali registrado na memória, não tem como apagarmos, porém, tentamos evitar olhar para essas memórias na tentativa de não ser aquilo, quanto mais tentamos evitar, mais espinhos vão sendo enraizados dentro de nós e algum momento virá à tona com tamanha proporção, é necessário que acolhemos e permitirmos sentir tudo aquilo que vivenciamos, sentir no nosso próprio tempo e elaborar esse processo vivido.

Portanto, que possa se olhar mais para os espinhos em sua volta e principalmente aqueles que estão dentro de si, faz parte do nosso processo, não queira arrancar, porém, queira ressignificar esse processo na sua vida, dando um novo sentido e significado, o processo pode até deixar marcas, mas são eles que nos fazem ser modificados e lapidados pela vida. 

Lembre-se: você é o único para sentir e elaborar esse processo em sua vida no seu próprio tempo.

woman standing on cliff raiser her hands
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/JGxdIlKy3lA by:joshua yu

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem