Parte 1

Importância do Janeiro Branco e outras campanhas 

Campanhas de Conscientização: por que roxo e laranja são as cores de  fevereiro?

Para começar o ano de 2021 estarmos cientes sobre algumas campanhas que ocorrem não só em janeiro, mas também durante o ano todo. 

Não sei se você conhece todas, mas conheço apenas algumas, através de algumas pesquisas descobri outras que até então não conhecia. 

Por isso, se você é alguém como eu que não sabe todas as campanhas que acontecem logo abaixo tem uma lista no qual explicarei cada campanha. 

Além disso, vou dividir as explicações sobre as campanhas em duas partes.

Além do Setembro Amarelo, que outros meses têm “cor”? | Super

 1. Janeiro Branco: é uma campanha para refletir sobre a saúde mental o objetivo é ter mais visibilidade sobre essa pauta para outras pessoas, além disso, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade. 

A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo e 11,5 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já os transtornos de ansiedade acometem 264 milhões (18,6 milhões no Brasil).  

O mês do janeiro branco é mais para despertar o nosso olhar para nossa saúde mental, nos auto percebendo, com mais empatia, acolhimento, auto cuidado. 

 JANEIRO BRANCO – Mês de conscientização sobre a saúde mental - Rádio Caçula  - Notícias de Três Lagoas e região - MS

 2. Fevereiro roxo/laranja: no mês de fevereiro tem várias para ser conscientizadas como alzheimer, lúpus, fibromialgia e leucemia.  

Bom, achei válido colocar alguns dados sobre cada um para ter uma noção e conhecimento. 

Alzheimer: Segundo a Organização Mundial de Saúde, Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por 60% a 70% dos casos. A estimativa é de que, no mundo inteiro, 47 milhões de pessoas sofram de demência e, a cada ano, cerca de 10 milhões de novos casos sejam registrados. 

Lúpus: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), também conhecido como lúpus, é uma doença autoimune crônica, inflamatória e que afeta 5 milhões de pessoas em todo o mundo, com 90% destes casos ocorrendo em mulheres. 

Fibromialgia: A prevalência da síndrome de fibromialgia é estimada em torno de 2,5% da população, embora estudos recentes tenham demonstrado um incremento nessa prevalência para 5% das mulheres nos Estados Unidos e 4,7% da população de alguns países da Europa. A SFM não é a dor crônica de maior prevalência mundial, nem brasileira. 

Leucemia: O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 5.920 casos novos de leucemia em homens e 4.890 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 5,67 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 casos novos para cada 100 mil mulheres. 

Unafisco Saúde | Fevereiro roxo e laranja: campanha conscientiza sobre a  prevenção de quatro doenças

 3. Março lilás: é um mês dedicado ao combate ao câncer do colo do útero.

A cada ano, mais de 56 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo do útero na América Latina e no Caribe e mais de 28 mil perdem a vida por conta dessa doença. Esse número chega a 72 mil diagnósticos e 34 mil óbitos se os Estados Unidos e o Canadá forem incluídos. 

 Março azul marinho: câncer do colorretal, com objetivo de informar, conscientizar, sobre estes cânceres e também instruir o meio de prevenção. 

O câncer colorretal é uma doença que pode atingir tanto mulheres quanto homens. Cada ano, mais de 30.000 pessoas de ambos os sexos são diagnosticadas com câncer colorretal e hoje já é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres. 

Azul Marinho e Lilás são as cores de Março – Colégio Ibituruna

4. Abril azul: mês dedicado a conscientização do autismo.

Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. 

2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo - SMC - Sindicato dos  Metalúrgicos da Grande Curitiba

Abril verde: Além disso, o mês sobre a segurança de trabalho. 

Os números da Previdência Social registram cerca de 700 mil casos de acidentes ocupacionais no país. E, segundo o levantamento do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, a cada 3 horas e 40 minutos morre um trabalhador em decorrência de acidentes de serviço. 

Abril Verde: Todos juntos pela saúde e segurança no trabalho | CNTS

5. Maio amarelo/ vermelho/ roxo: O amarelo é a prevenção de acidentes de trânsito. 

A cada ano, a vida de aproximadamente 1,35 milhão de pessoas é interrompida devido a um acidente de trânsito. Entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade. 

 Já o vermelho tem como objetivo principal informar sobre a hepatite.  

Atualmente, apenas uma em cada 20 pessoas que contraíram hepatite viral tem conhecimento de sua infecção, e apenas uma em cada 100 enfermos recebe tratamento. No mundo existem 400 milhões de pessoas cronicamente infectadas com hepatite B ou C, um valor mais de 10 vezes maior do que os infectados por HIV. 

Maio Amarelo e Vermelho - Blog | IESP

O roxo informar sobre Doenças inflamatórias intestinais. 

Atingem cerca de 5 milhões de pessoas no mundo e podem provocar câncer colorretal. 

Maio Roxo: doenças inflamatórias intestinais | Hospital América 

6. Junho vermelho: Incentivo à doação de sangue.

A data foi criada por meio de um decreto presidencial, em 1964, para marcar a fundação do primeiro centro de doadores voluntários de sangue no país. No Brasil, cerca de 3,3 milhões de pessoas são doadoras de sangue. Isso significa que 16, a cada mil pessoas, doam sangue regularmente.

Campanha Junho Vermelho incentiva a doação de sangue no Tocantins -  Notícias - Portal Tocantins


Por enquanto vimos seis campanhas diferentes uma da outra, que possamos estar atentos ao longo dos meses para acompanhar cada uma delas.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem