Parte 2

  Continuação: Explicações sobre as campanhas

 A cor de cada mês na prevenção de doenças - Jornal Em Foco 

7. Julho vermelho/amarelo: Conscientização sobre o câncer ósseo. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), existe a estimativa para 2018 de mais de 600 mil novos casos de cânceres, em geral. Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), surgem no Brasil, aproximadamente, 2.700 novos casos de câncer ósseo por ano. 

Julho amarelo: Conscientização sobre as hepatites virais. 

Os dois tipos mais graves, B e C, acometem 1,7 milhão e 756 mil brasileiros, respectivamente

 TRT | Notícias

8. Agosto dourado: Um mês destinado às informações sobre o aleitamento materno. 

Os primeiros sete dias do mês são marcados pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, que busca conscientizar sobre a importância da amamentação.  

Encontro de Gestantes integra ações do Agosto Dourado – Agência Brasília 

Agosto laranja: Dedicado à concretização da esclerose múltipla. 

Esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica em que as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central. Afeta cerca de 35 mil pessoas no país


Agosto Laranja: mês de prevenção da Esclerose Múltipla :: Concessionária  Tamoios


9. Setembro amarelo: mês dedicada a prevenção ao suicídio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Além de ser a segunda causa de morte mais comum entre jovens de 15 a 29 anos, 79% dos casos de suicídio se concentram em países de baixa e média renda.  

SETEMBRO AMARELO | Frente parlamentar promove ações on-line - MinutoMT - A  notícia em primeiro lugar

Setembro verde: Incentiva a doação de órgãos, conscientização e prevenção sobre câncer intestinal, conscientização da inclusão social e também da sustentabilidade.

Incentiva a doação de órgãos. Em 2016, foram registrados 2.983 doadores no país, um aumento de 5% em relação a 2015.

Setembro verde: campanha sobre inclusão social e prevenção ao câncer de  intestino - ANF - Agência de Notícias das Favelas |

 Setembro vermelho: No dia 29 é celebrado o Dia Mundial do Coração. Por isso, o mês também chama atenção para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo todo. 

Setembro vermelho: mitos e verdades sobre os cuidados com o coração -  Jornal da Economia 

10. Outubro rosa: Um mês dedicado à conscientização do Câncer de mama.

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos em 2018, com aproximadamente 2,1 milhão de casos novos. É a quinta causa de morte por câncer em geral (626.679 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres

 Outubro Rosa é lançado em Campinas, contra o câncer de mama | Camprev

11. Novembro azul: Conscientizar a pessoas sobre a importante de prevenir e combater o câncer de próstata. Além disso, a cor também serve para campanhas votadas aos cuidados da diabetes.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

 Campanha Novembro Azul prossegue até o final do mês – Prefeitura de Ipeúna

Novembro vermelho: Informar as pessoas sobre a prevenção sobre câncer bucal.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe (11.180 em homens e 4.010 em mulheres). 

Novembro Vermelho: Instituições abraçaram a causa e campanha já chegou a  boa parte dos paranaenses | Jornal A Voz do ParanáJornal A Voz do Paraná

 12. Dezembro vermelho: Dedicado a prevenir a AIDS.

Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018. 

Dezembro Vermelho: Prefeitura intensifica atividades de conscientização e  combate à Aids - Prefeitura de Arapiraca

Dezembro laranja: Mês de conscientização contra o câncer de pele. 

O câncer de pele, o mais comum no Brasil, é algo que pouca gente dá importância, apesar dos aproximadamente 180 mil novos casos que todo ano são diagnosticados, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Diário de Taubaté e Região – Dezembro Laranja: Entenda mais sobre câncer de  pele

Portanto, vimos várias campanhas que abordam diversas pautas importante que de certa forma deve ter sua visibilidade e não ser apenas lembrada em único mês, que possamos refletir, conhecer, principalmente conscientizar sobre essas pautas, além disso, possa expandir e chegar para mais pessoas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem