Motivação Total

Reflexão sobre a letra de música

  

Hoje o quadro Motivação Total está um pouco diferente do costume e quem disse que o diferente não pode ser algo bom também? 

Não estou aqui para fixar um novo pensamento ou até mesmo impor o que penso é isso e pronto, pelo contrário o meu objetivo é fazer você refletir de alguma maneira e chegar na sua própria opinião. 

Senti a necessidade de abordar esse assunto de uma forma leve, mas que pudesse fazer com que cada pessoa que parasse para ler ou até mesmo ouvir música pensasse no significado através das entrelinhas da letra. 

A música se chama “Meu Bem” de (Alva - Carol Biazin - Los Brasileiros) o meu primeiro contato que tive foi no perfil @uhtero com um post muito pertinente, quem quiser conferir o post o link é esse: https://www.instagram.com/p/CGfTkOwpqQW/ e o link da música é esse: https://www.youtube.com/watch?v=CroiE1qPAuY . 

 
Observação: através dessa música que o texto será refletido, sinta-se a vontade para pensar sobre a letra e refletir nela.
 
Há muito tempo, vários pensamentos, teorias foram impostas, construídas e ganhando força em relação ao corpo da mulher de certa forma foi moldando através de transformações sociais.
 
Padrão de beleza - abstracta - Filosofia, Sociologia e Psicologia
Imagem retirada: https://abstracta.pro.br/padrao-de-beleza/

Atualmente existem vários porta de voz que tem como pauta sobre esse assunto de falar sobre o corpo mais afundo, acompanho algum tempo já a Xanda, no qual criou o movimento corpo livre, independente do corpo que uma pessoa tenha, que seja livre para ser ela mesma, num processo constante de se conhecer o seu corpo, amor próprio, de dividir experiências, traumas e histórias de vida. É movimento para se empoderar, ter conhecimento de diversas pautas, liberdade de ser quem você é. 

Caso queira conhecer o Movimento Corpo Livre:  https://www.instagram.com/movimentocorpolivre/

Com o tempo venho tendo uma concepção do corpo como um templo, lar, pilar que sustenta, no sentido de poder olhar para dentro e também de se autoperceber, tem uma frase que diz assim: “Quanto mais eu desperto, menos eu desejo me encaixar.” 

Faz total sentido quando entendemos toda essa construção que vem sendo imposta de forma tão autoritária levando que pessoas busquem um padrão ideal de beleza na sociedade, até quando estaremos embutidos nesse sistema? 

close-up photography of woman wearing white top during daytime
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/AmPRUnRb6N0 by: Oscar Keys

Por isso pense nesses pontos e faça momento seu para refletir:

1.      Está insatisfeita com o seu corpo? 

2.      Que olhar tem sobre seu corpo? 

3.      Qual é sua visão de corpo?

4.      Está querendo atingir um padrão imposto pela sociedade? 

5.      O que pode fazer mais por você para tentar se desprender dessa ideia imposta pela sociedade?  

6.      Quais são seus pensamentos sobre seu corpo?

São perguntas simples para refletir em um contexto geral, é mais para se autoperceber e principalmente olhar de forma diferente sobre esse assunto.  

Imagem retirada: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-com-camisa-de-manga-comprida-branca-segurando-uma-caneta-escrevendo-em-um-papel-110473/  by: Energepic.com
A insatisfação com corpo vem crescendo com isso outros fatores são desencadeados na vida de uma pessoa tanto interno como externo é assunto sério que precisa ser debatido e propagado para mais pessoas, ontem rolou uma live super reflexiva da psicóloga Gabriela Machado, no qual ela comentou exatamente isso a insatisfação da mulher com o seu corpo e sobre o sistema já construído em nossa sociedade, vale super assistir, pois, ela trata de uma maneira leve e desenvolvendo pontos muitos fortes de ser refletidos e para pensar de fato sobre a situação.  

Caso queira conferir a live da psicóloga: https://www.instagram.com/p/CLu0QYiFX1j/ 

 O poema que irei compartilhar me inspirei no poema da Cecília Meireles chamado “Retrato”.

Corpo 

Eu não tinha este corpo de hoje

Assim maltratado, assim descartável, assim apagado,

nem este olhar de insatisfação,

nem o corpo tão retalhado


Eu não tinha ideia com o tempo

fui me afastando

Eu não tinha intenção

até que virou intencional


Eu não dei por esta mudança,

Tão incerta, tão mutilada, tão apagada

— Em que espelho ficou perdido o meu corpo?

Portanto, que possamos olhar mais para nossa essência e para dentro de nós, entendendo tudo aquilo que passamos faz parte de nossa vivência, marcas que a vida deixou de lembrança para uma história ser contada.  

Lembre-se: a vida é um despertar e ela acontece de dentro para fora. 

Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/TqXLUlUCPSQ by: Slava

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem