SETEMBRO AMARELO

                Suicídio não é brincadeira 


Depressão invisível: contamos como são os sintomas e como buscar ajuda - VIX

Existe vários fatores que acabam englobando em volta dessa questão que é o suicídio. 

Um dos fatores essenciais é a depressão, mas não só a depressão, como também o fator do bullying, o ato de agressão que envolve o abuso, a violência, questão do gênero (opção sexual), pressão ao trabalho, dor, culpa, vazio e dentre outros que acabam contribuindo e levando a pessoa ao suicídio.  

O suicídio sempre existiu, mas ele foi considerado como tabu na sociedade. 

 Meses atrás com a repercussão na mídia com a série ''13 Reasons Why '' e o jogo ''Blue Whale '' os internautas começaram a se importar com pessoas que passavam por essa situação com isso o assunto foi alertado pelas mídias.




Claro, que teve pontos positivos e negativos em relação toda essa repercussão.    

O lado positivo, que a sociedade acabou tendo uma preocupação maior, pois estava acompanhando de perto através da mídia com todo tipo de notícia relacionada ao suicídio.    

O lado negativo, que muitos da sociedade ainda pensam que o suicídio é algo pra ''chamar atenção'' ou é ''frescura'' (mas, repense o que diz, pois, pode afetar a vida de alguém).  

Em relação, a criação do jogo, foi simplesmente desnecessário, influenciar uma pessoa que está ali ''mutilada'' sofrendo por estar passando por toda essa situação sozinha, pensando que não há saída, sendo que é possível sim, tendo um suporte de família, amigos e profissionais da saúde em sua volta.




Passe por essa barragem da sociedade e oponha ajudar pessoas, e quem sabe até salvar uma vida.  Para aqueles que passam por essa situação, não desista de você, mesmo que as coisas estejam difíceis, ultrapasse busque por uma ajuda de um profissional sua saúde mental importa.     

2 Comentários

  1. Depressão é colocada na lista de doenças mentais, e sempre foi tratada de forma importante para a psicologia e medicina.

    Porque coisas relacionadas a suicídio não são divulgadas?
    R: A mídia nunca permitiu que coisas relacionadas a suicídio fossem transmitidas ou divulgadas; Por volta de 1777, um francês escreveu um romance trágico, aonde o personagem principal estava em um triângulo amoroso, e não foi escolhido por sua amada, e com dor no coração, ele se suicidou, o livro em si foi tão cultuado, que as pessoas começaram a fazer cosplay, se vestindo como o personagem, e até mesmo cometendo suicídio em condições parecidas com as da obra. Com esse numero de aumento o livro foi banido na Alemanha, Itália e Dinamarca.

    O que o livro tem em relação com as mortes?
    R: A relação entre o livro e a morte permaneceu desconhecido até 1974 quando um Sociólogo pesquisou sobre o índice de suicídios em 1947 à 1968, e se eles tinham relações com capas de jornais aonde descreviam como alguém tinha tirado a própia vida. Descobriu-se então que a relação era real, e foi chamado pelo mesmo como "Efeito de Werther", nos anos seguintes tiveram mais estudos que também comprovaram essa teoria de que, de acordo com a atenção que a imprensa dá para um suicídio, o índice do mesmo aumenta. Por isso os órgãos de imprensa não noticiam esse tipo de assunto com frequência. A ONU tem uma lista de prevenção contra esse tipo de divulgação que diz que a imprensa não deve sensacionalizar, não descrever em muitos detalhes, e nem apresentar a morte como uma solução.

    Porque os adolescentes são os mais afetados?
    R: Por serem os mais vúlneraveis a receber exemplos, e por não estarem amparados em algum tipo de estrutura social, como Casamento;Trabalho;Filhos ou em até alguns casos, Familia.

    A série 13 Reasons Why foi bastante criticada por talvez incentivar o suicídio através desse contágio social, pela possibilidade de incentivar suicídios. Por mais que a série represente bem a angústia e os problemas e faça com que pessoas demonstrem interesse em ajudar como você, a série viola várias recomendações da ONU.

    - Sensacionalizaram a morte dela, mostrando que o impacto da morte dela, atingiu fortemente a sociedade.
    - Descreveram em muitos detalhes a morte da Hanna.
    - E mostraram o suicídio como um escape dos problemas, como se ela tivesse feito o certo em se matar.

    Ainda não se dá para saber o impacto que a série causou, mas os termos relacionados ao suicídio foi bastante procurado no google logo após o lançamento da série, tendo um aumento em 20%.

    Se quer saber ainda mais eu recomendo vídeo do Nerdologia aonde ele também deixa na descrição do video todas as fontes que foram usadas: https://www.youtube.com/watch?v=gJBlY3opAVU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei a depressão como um dos fatores que acaba englobando em volta do suicídio.
      O impacto todo que causou da série foi algo bom, por que demonstrou o suicídio, já que não é assunto tão comentando hoje em dia e colocado pra ser discutido dentro da sociedade.
      É muito importante ter a empatia , pois você acaba tendo uma outra visão da pessoa e também acaba compreendendo de uma forma mais humana do que já é.
      A sociedade não é muito familiarizada com o suicídio, então acaba criando uma ''imagem'' super negativa há uma pessoa que passa por essa situação, acaba julgando, de vez de ajudar.
      Então,por isso que é preciso entender e compreender a sua historia e o porquê da pessoa ter cometido o ato.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem