Se perceba, logo se conheça

Nossa relação com outro pode nos ajudar a olhar para nós mesmos

person wearing black dress

Hoje resolvi trazer algo mais leve, mas que aprofundasse um pouco mais sobre a sua visão do autoconhecimento, algo reflexivo para pensar e observar em nós mesmos. 

Há tanto para nos conhecer, ver, mudar e esse processo é constante, pode ser difícil no começo ali encarar aquilo que está em oculto em você, aquela parte que tanto evita olhar para ela, sabia que às vezes nós projetamos essa parte oculta em pessoas em nossa volta?

Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/Crdi1VJ3Zn0 Adrià Crechuet Cano

Temos um mecanismo de defesa, muitas das vezes usamos inconscientemente, usamos para nos proteger de algo, existem vários mecanismos de defesa. 

 O que comentarei hoje será sobre a projeção, no qual os conteúdos projetados são sempre desconhecidos da pessoa que projeta, ou seja, a pessoa evita ter contato com esses conteúdos. 

Por exemplo: quando uma pessoa diz para seu companheiro parar de mexer no celular e ouvi-la falar sobre algo, sendo que ela tem o mesmo comportamento de seu parceiro. 

Vele ressaltar que o indivíduo atribui a outras pessoas as próprias carências, virtudes ou defeitos, incluindo até mesmo seus próprios conflitos internos.  

Olha que interessante esse trecho: 

“Os psicólogos consideram projeção como um mecanismo de defesa primitivo que foi aprendido durante a nossa infância. Eles acreditam ainda que, ao mesmo tempo que nos serviu bem quando crianças, nós, como adultos, somos capazes de usar, formas mais sofisticadas e eficazes de lidar com nossas emoções desagradáveis.” (fonte: https://psicoativo.com/2016/01/projecao-freudiana-projecao-segundo-freud.html).  

Viu só como muita coisa que acontece desde da nossa infância acaba sendo fortalecendo com o tempo, somos seres singulares, cada um tem a sua própria profundidade e particularidade, por mais que temos algo semelhante do outro, somos únicos.      

Essa frase é da Hermann Hesse: “Quando odiamos alguém, odiamos em sua imagem algo que está dentro de nós.”  

Muito forte essa frase, dá para refletir bastante acerca do ser humano, aliás já parou perceber o que a frase diz? 

https://images.pexels.com/photos/1382513/pexels-photo-1382513.jpeg?auto=compress&cs=tinysrgb&dpr=2&h=650&w=940
Imagem retirada: https://www.pexels.com/pt-br/foto/silhueta-de-mulher-1382513/ by: As Novo

Através dessa frase pense e reflita nesses pontos: 

  1. 1. Aquilo que você olha e incomoda no outro, será que não tem em si próprio? 

  1. 2. Já chegou perceber quando projeta suas características no outro? 

  1. 3. Olhe para sua vida e pense em dois momentos que já atribui características ou algo que incomodou no outro e que você tem a mesma atitude, comportamento e características, pense no exemplo da pessoa que pede para o seu parceiro parar de mexer no celular, sendo ela tem o mesmo comportamento. 

  1. 4. Quais lições você pode tirar disso?

person holding pen above white open notebook page
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/_r6X-xFcASk by: Timothy L Brock

A projeção muitas das vezes acontece de forma inconsciente, quando se desperta começa perceber esses detalhes, mais do que isso começa analisar se aquilo que atribui no outro está em você, é um verdadeiro exercício de percepção de olhar tanto para nós, quanto para o outro. 

No autoconhecimento não é diferente aprendemos nos conhecer através da relação com outro, não apenas conosco, é muito importante ter esse contato com outro, conforme conhecêssemos o outro nos conhecemos também de certa forma, porém amplie em ter essa relação com outro como também ter o seu próprio tempo para se autoconhecer, visto que o autoconhecimento nos acompanhará ao longo de nossa jornada. 

silhouette of woman sitting on beach during sunset
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/8GXSSAeUOto by: Matei Marcu

Portanto, que possamos permitir e ampliar o nosso olhar sobre o autoconhecimento, percebendo o quanto fundamental ele é para nossa jornada, além disso, podemos aprender tanto com outro como também com nós mesmos, vimos também que inconsciente acabamos projetando e atribuindo características nossas no outro, que possamos estar percebendo esses detalhes despercebidos usando com uma forma de olhar para aquilo que está oculto em nós, é um exercício de nos perceber quem somos nós.  

Lembre-se: por de trás de cada projeção que fazemos daquilo que nos incomoda em nós mesmos, há um pouco de nós no outro.

silhouette of woman sitting on floor
Imagem retirada: https://unsplash.com/photos/ss4aQgimW_A by: Chirs Ainsworth


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem