SETEMBRO AMARELO

A sociedade, como você nunca viu
 
  Pessoas que sofrem de depressão e estresse, ilustração | Vetor Premium
 Transparecer a sua opinião dentro da sociedade é algo muito importante, isso quer dizer que você não está sendo ''subordinado''. Mas, você não expondo a sua opinião, acaba ''aceitando'' algo que não é justo, isso mostra que você aceita tudo que a sociedade opõe a você a seguir. 

Se oponha dar a sua opinião e acabar com todo esse ''tabu'' que existe na sociedade.

Como ajudar alguém com depressão - Núcleo de Stress - Clínica de Psicologia


1. MITO: Quem ameaça não comete o suicídio é apenas pra chamar atenção. 

VERDADE: O indivíduo muitas vezes acaba dando sinas de alertas, muito antes de tirar a sua própria vida.   

 

2. MITO: ''Suicidas'' não procuram ajuda. 

VERDADE: Muitas pessoas procuram por ajuda de um profissional, que possa estar ajudando-os a se recuperar de alguns transtornos psicológicos ou problemas. 

 

3. MITO: Pessoas saudáveis não se suicidam. 

VERDADE: Pode vim acontecer com qualquer uma pessoa, seja ela saudável ou não. 

 

4. MITO:  Quem sobrevive uma tentativa de suicídio, não tenta novamente. 

 VERDADE: Quem tenta uma vez o suicídio é propicia de vim a cometer outras, isso acontece, pois, o seu psicológico está tão abalado, e a sua mente começa ficar mais confusa, achar que essa é melhor opção no ''momento'', o indivíduo apenas quer tirar a dor que ele sente que o atormenta todos os dias. 

 

5. MITO: Não se deve falar sobre suicídio. 

VERDADE: Falar sobre o suicídio com uma pessoa não influencia a cometer o ato, pelo contrário deve sim falar sobre o suicídio e mostrar a realidade de fato para todos. 

 

6. MITO: Não há como impedir uma pessoa que pensa em suicidar. 

VERDADE: Existe sim como impedir de alguém de suicidar, tentar ajudar a pessoa compreender a situação, aconselhar e mostrar a realidade, orienta-la para buscar por ajuda profissional.  

    

7. MITO: Só rico se suicida. 

VERDADE: Independente seja a questão financeira de uma pessoa, pode vim acontecer com qualquer uma pessoa, questão financeira de uma pessoa não muda de fato essa situação. 

 

8. MITO: Quem planeja quer se matar. 

VERDADE: Nessa situação existe uma pequena ''especulação'', que é: há pessoas que planeja o seu suicídio depois tentar se erguer de volta pra vida, mas tem outras que não planeja acontece de um modo ''natural'', que elas chegam num ponto da situação, que estão fartas de estar convivendo com aquele atormento todos os dias que acaba cometendo ato. 

 

9. MITO: Melhora de humor não significa desistir do suicídio.    

VERDADE: Outra ''especulação'', tem ''suicidas'' ao redor de seu vínculo social seja família ou amigos, demonstra que tudo está uma ''maravilha'', de fato elas fazem isso, para pessoas não ficarem se preocupando e importando com ela, pois em sua mente, tudo está decidido. Mas, existe aqueles que mudam e consegue se estabilizar dessa situação. 

 

 10. MITO:  ''Suicida'' é fraco. 

VERDADE: Se a pessoa chegou nesse ponto de tirar a própria vida, é muito importante entender o porquê de ter acontecido, existe umas séries de fatores que acaba ''ajudando'' o indivíduo a se suicidar.  

Você não sabe o que ela passou, sendo criticada por todos, convivendo calada com a sua dor e sendo acumulada por problemas não qual ela se sentia perdida, e principalmente sem saída em sua vida.

  4 dicas de autocuidado com a saúde mental

♦ Como ajudar? ♦ 

 1. Seja direto. 

2. Não julgue. 

3. Crie uma fidelidade com a pessoa. 

4. Não seja dramático, ao conversar com uma pessoa que passa por essa situação.  

5. Oriente o indivíduo a procurar por ajuda profissional.   


                            
         (Relato do psicólogo Vitor Detomini ) 
 
Espero que esses mitos sejam esclarecidos, e que a sociedade entenda de uma vez por todas, que criticar, humilhar uma pessoa não vai mudar em nada, vai piorar uma pessoa, que passa por isso.  

Então, repensem em suas ações porque, você pode sim, causar danos em uma pessoa que passa por algum tipo de transtorno psicológico.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem